Dicas

Horticultura x Jardinagem

Muitas vezes utilizamos os termos Horticultura e Jardinagem como sinônimos, entretanto cada um deles abranja determinado cultivo e um objetivo final diferente.

De acordo com o site do Sebrae, a Horticultura é o nome que se dá à ciência que trata do cultivo de diversos tipos de plantas, podendo ser cultivadas em jardins, pomares, hortas ou estufas. Este tipo de cultivo envolve diversos tipos de plantas, que podem ser comestíveis ou não. Dentro da horticultura, portanto, está o plantio de verduras, legumes, frutas, flores, cogumelos, plantas medicinais, plantas ornamentais e até mesmo árvores para se dar início a florestas.

Já a jardinagem é considerada a arte de manter e cultivar plantas para ornar e decorar espaços, fazendo com que se tornem mais bonitos, alegres e com vida e é uma das atividades mais antigas existentes no mundo. Além disso, pode ser mantida como algo de caráter profissional ou apenas como hobbie. Apesar de muitos pensarem o contrário, não é preciso ter um grande local para exercer a atividade e a mesma pode ser feita em locais internos ou externos, desde que estejam apropriados para tal atividade.

Sendo assim, os termos se diferem na finalidade da ação. A Jardinagem está relacionada ao ornamental, ao uso pessoal ou coletivo porpassatempoou prazer. Já a horticultura está associada à produção para comercialização e para alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *