Agricultura, Irrigação

Qual a importância de uma boa irrigação para a agricultura?

A palavra irrigação, surgiu do termo latino irrigatione e foi desenvolvida durante o império Persa Aquemênida. É a técnica de fornecer água artificial para as plantas no momento certo e em quantidade suficiente, mas qual sua importância para a agricultura?

A irrigação agrícola tem colaborado cada vez mais para a preservação dos recursos hídricos e isso está diretamente ligada à sua importância. É um processo fundamental para o desenvolvimento e produtividade da agricultura, já que se feita de forma adequada permite melhorar os resultados da produção e complementar a precipitação natural e, em certos casos, enriquecer o solo com a deposição de elementos fertilizantes.

Além disso, para se ter sucesso em uma plantação é preciso que a mesma esteja atrelada a um bom e eficiente projeto de irrigação, que tenha como prioridade a sustentabilidade, para que não acorra o desperdício de água, e o uso de uma tecnologia que atinja os resultados desejados em relação ao seu custo.

Entre seus benefícios estão o desenvolvimento da produção durante todo o ano e assim evitando que a falta de chuva seja um fator limitante para a produção.  Além disso, permite que os agricultores possam fazer a colheita entressafras e não apenas na época das chuvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *