Relação entre água e solo |
Relação entre água e solo - Mac Loren

Relação entre água e solo

18/12/2021 | Autor: Agência Covere

Quando um sistema é construído de forma aleatória, sem levar em consideração parâmetros técnicos, o produtor não pode ter nenhuma garantia de que a cultura será atendida de forma suficiente. 
Portanto, é importante ter em mente que independente do método de irrigação adotado e do sistema utilizado é preciso ficar claro que a maior eficiência da irrigação reduzirá custos de energia e consumo excessivo de água. E, o ponto de partida visando à máxima eficiência é, sem dúvida, o conhecimento pleno e integrado do sistema produtivo envolvendo, neste caso, as culturas, os métodos e sistemas de irrigação, o clima e o solo. 
Pode-se dizer que as plantas fazem parte de um sistema, conhecido como “sistema solo-água-planta-atmosfera”. A água, proveniente das chuvas ou irrigações chega até a superfície do solo, por onde ocorre a infiltração e, em seguida, o movimento vertical a partir dos poros do solo, onde fica retida. Cada solo tem uma determinada capacidade de infiltração e de retenção de água.  Então, para que um projeto seja bem executado, é preciso conhecer bem as suas características (pesado ou leve). 

Nos próximos posts, falaremos um pouco mais sobre isso! 😉. 

Conte sempre com a Mac Loren! Possuímos produtos voltados a implementação de diversos sistemas de irrigação!
 

Whatsapp


Voltar a página anterior